Mop Pó

 In Sem categoria

Porque utilizar estes equipamentos?

Para remover poeiras e outras partículas leves dos pisos. São utilizados para rotinas diárias de limpeza, conservação dos pisos impermeabilizados e preparação para lavagem.

Vantagens do sistema

Os sistemas e Mop Pó são sistemas de recolhimento que fazem com que não haja a suspensão e a dispersão das sujidades no ambiente. A realização de tarefas de recolhimento com Mops Pó promovem um ganho de 50%, sobre os processos convencionais com vassouras.

A utilização do Mop Pó é também apontado como uma boa maneira de prevenção de doenças respiratórias e alérgicas.

Perfeita ergonomia

Devido à sua estrutura com haste de 1,40 m, permite que o operador, realize seu trabalho sem dobrar a coluna vertebral, consegue-se melhor produtividade, menor absenteísmo e problemas de danos físicos relacionados ao trabalho, como tendinites, lesões por esforço repetitivo, danos a coluna, e etc.

Em 1875, Cassius White, operário de uma pequena empresa que produzia moldes para manteiga em Vermont, Estados Unidos, desenvolveu e produziu um protótipo em madeira e algodão para uso doméstico do que viria a ser conhecido Mop. O sucesso entre os vizinhos desse acessório que substituía o rodo e eliminava a necessidade de torcer com as mãos os panos sujos, convenceu White a iniciar, com ajuda dos filhos, uma produção em pequena escala de sua invenção. Logo as peças em madeira passaram a ser fabricada em ferro-gusa, que garantiam maior durabilidade aos mops, e em 1904 Cassius White inaugurou sua nova fábrica White Mop em Fultonville, no estado de Nova York, onde desenvolveu, seis anos depois, o primeiro espremedor de aço.

O que é mop pó?

1º) Durante a aplicação, os fios do refil (cabeleira) do mop geram uma pequena carga elétrica denominada estática.

2º) Esta estática se transfere para os fios de material sintético do refil mop, que tem a capacidade de retê-la.

3º) Carregada eletricamente, a trama de fios atrai as partículas de sujidade, impedindo sua dispersão.

4º) As partículas são retiradas do piso e podem ser descartadas em local apropriado, em um saco de um carro funcional Bralimpia ou em qualquer saco de lixo.

Perguntas Frequentes

  • O que é mop pó?

É um sistema de limpeza de pó a seco através da eletrostática.

  • O mop pó substitui a vassoura?

Não. A vassoura tem a função de retirar a sujidade mais sólida do local e o mop pó tem função de conservar o ambiente limpo.

  • O mop pó, deve ser apenas aspirado ou também precisa ser lavado? Pode-se usar escova para lima-lo?

Em primeiro lugar, é preciso salientar que há duas categorias de mop pó, os que são laváveis e os que são descartáveis. A escolha entre eles deverá basear-se justamente no nível da limpeza exigida e da capacidade de lavar o equipamento de maneira apropriada e sem custos elevados.

Em geral segue-se as seguintes recomendações:

Durante o trabalho, após uma “passada completa”, pode-se simplesmente sacudir (bater) o mop, de preferência dentro de um saco plástico para não espalhar a sujeira. Ao término de um dia de trabalho, recomenda-se escovar e/ou aspirar o mop, sempre tomando o cuidado de não danificar as fibras. E por último, quando necessário, o mop deve ser lavado, seguindo as recomendações conforme a fibra de fabricação. Não lavar a quente nem autoclave.

Procedimento Adequado para Utilização

1º) O operador deve sempre manter a postura ereta ao operar o Mop Pó. A haste de 1,40 m, facilita a adoção desta postura que protege o corpo e diminui a fadiga.

2º) Comece passando o Mop paralelamente à parede e siga até o fim desta.

3º) Retorne em sentido contrário limpando em faixas paralelas que devem se sobrepor cerca de 10cm. Repetir a operação até que a superfície esteja completamente limpa.

4º) O Mop nunca deve ser levantado do piso, para que mantenha sua máxima capacidade de retirar as sujidades.

5º) Evite fazer movimentos para trás com o mop para impedir que as sujidades retidas na trama da frente se espalhem novamente.

6º) Os dejetos que ficam no piso devem ser recolhidos com o auxilio de pá de lixo e depositados em um saco de lixo.

Mop Pó Parede

Ao aplicar o mop sem tirá-lo da parede, de cima para baixo. Recolher o pó em um saco de lixo.

Quando o refil mop pó estiver muito sobrecarregado de detritos. Introduzir o mop pó dentro de um saco plástico e sacudi-lo para soltar os resíduos.

IMPORTANTE

Em hospitais, onde o controle de contaminação é crítica, devem ser utilizadas armações PLUS Bralimpia, por não ter presença de metais que podem, eventualmente, gerar oxidação.

Sistema de fios com looping

Os fios retorcidos proporcionam maior eficiência na retirada das partículas dos pisos. Neste sistema de looping, os fios além de serem retorcidos, não possuem suas pontas cortados, ocasionando melhor arraste de sujidade e a não distorção precoce dos fios na lavagem.

Não desfiam e duram muito mais.

0